7-Revisão CKQ

R$6.00

Olá, professores e educadores! Hoje vamos explorar atividades dinâmicas e interativas para trabalhar as consoantes C, K e Q em sala de aula. Essas consoantes, chamadas de oclusivas, desempenham um papel fundamental na alfabetização. Elas ajudam as crianças a entenderem a relação entre os sons (fonética) e as letras (grafia), desenvolvendo a consciência fonológica e cognitiva. Prepare-se para atividades que vão engajar, revisar conceitos e consolidar o aprendizado, de forma lúdica e pedagógica. Vamos transformar a revisão das consoantes em momentos de descoberta e diversão! dessas consoantes e contribuem para uma leitura e escrita mais fluente e confiante.

Categoria:

Descrição

As atividades foram desenvolvidas para promover o reconhecimento dos sons iniciais das consoantes C, K e Q, relacionando-os à grafia correta das palavras. Os alunos identificarão, ligarão, e traçarão as letras enquanto associam sons, figuras e palavras de forma interativa. O objetivo é reforçar a consciência fonológica, a escrita e a leitura, de maneira lúdica e significativa. Além disso, atividades práticas como cobrir traçados e classificar figuras ajudam na coordenação motora e no raciocínio lógico. Essas estratégias tornam a aprendizagem mais dinâmica e acessível. São elas:

Descrição das Atividades com as Consoantes /C/K/ e /Q/

É com C, K ou com Q?

  • Descrição: Apresenta uma lista de palavras ou figuras e desafie os alunos a identificarem com qual consoante – C, K ou Q – o nome começa.
  • Benefício: Desenvolver a habilidade de reconhecer a grafia correta das palavras e associar os sons às letras de maneira prática e interativa.

Cubra as consoantes C, K e Q. Depois, ligue estas consoantes às figuras que possuem os seus sons:

  • Descrição: Os alunos cobrem o traçado das letras C, K e Q e, em seguida, conectam-nas a figuras que representam palavras com os mesmos sons iniciais.
  • Benefício: Trabalhar a coordenação motora fina, promove a associação de sons às letras e estimula a memória visual.

Ligue a primeira coluna, de acordo com a segunda:

  • Descrição: Na primeira coluna, há figuras; na segunda, palavras que começam com sons correspondentes às figuras. Os alunos devem fazer as conexões corretas.
  • Benefício: Fortalece o reconhecimento dos sons iniciais e sua correspondência com a grafia, além de reforçar a atenção e a concentração.

Marque com um X nas figuras cujos nomes começam com a consoante indicada no círculo de cada grupo de figuras:

  • Descrição: Cada grupo de figuras é acompanhado por um círculo com a letra C, K ou Q. Os alunos devem identificar as figuras correspondentes e marcar com um X.
  • Benefício: Desenvolve a percepção visual e a habilidade de identificação de sons e letras no início das palavras.

Escreva a letra inicial do nome de cada figura:

  • Descrição: Os alunos observam as figuras e escrevem a letra inicial correta – C, K ou Q – no espaço indicado.
  • Benefício: Reforça a habilidade de reconhecer sons iniciais e associá-los à grafia correta, além de trabalhar a escrita.

Cubra o traçado das consoantes C, K e Q:

  • Descrição: Os alunos traçam as letras C, K e Q em uma atividade de caligrafia guiada.
  • Benefício: Melhora a coordenação motora e a familiaridade com o formato das letras.

 Por que Escolher estas atividades de Revisão das Consoantes /C/K/ e /Q/?

Trabalhar as consoantes C, K e Q é essencial, pois são letras com sons parecidos em determinadas palavras, o que pode confundir os alunos em processo de alfabetização. Essas atividades:

  • Reforçam a consciência fonológica: Os alunos aprendem a distinguir sons semelhantes e associá-los corretamente às letras.
  • Aprimoram a escrita e a leitura: Compreender as relações entre fonemas e grafemas melhora a fluência na leitura e escrita.
  • Desenvolvem habilidades motoras e cognitivas: O traçado e a associação visual-sonora promovem o aprendizado integral.
  • Promovem o aprendizado lúdico: Tornam a revisão divertida e envolvente, aumentando o interesse dos alunos.

 Habilidades Alinhadas à BNCC:

As atividades estão alinhadas às seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

  • EF01LP03: Identificar as letras do alfabeto em textos diversos, relacionando-as aos seus nomes e sons.
  • EF01LP04: Reconhecer o sistema alfabético como representação dos sons da fala.
  • EF02LP01: Ler palavras e textos com fluência, reconhecendo correspondências regulares entre letras e sons.
  • EF02LP04: Reconhecer e empregar, na leitura e escrita, os diferentes usos das letras do alfabeto.
  • EF15AR02: Explorar formas, traçados e movimentos que integrem letras e figuras de forma criativa.

O que você vai receber?

  • Arquivo digital PDF tamanho A4
  • Para você imprimir.

‎Se você se enquadra em alguma dessas categorias e busca uma maneira eficiente e divertida de alfabetizar crianças, as Atividades de Revisão das Consoantes /C/K/ é a escolha ideal para transformar o aprendizado em uma experiência inesquecível!

‎ ‎ ‎ ‎  Transforme o aprendizado em uma experiência inesquecível! Adquira já!

ATENÇÃO: Este material é protegido por direitos autorais (Lei nº 9.610/98). Você pode usá-lo para fins pessoais ou profissionais, mas é proibida a revenda, distribuição, ou criação de obras derivadas, tanto em forma física quanto digital.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.