6- Plano de Aula letra H,W e Y

R$15.00

Descubra como ensinar as consoantes oclusivas de forma prática e estruturada! Os nossos Planos de Aula oferecem ferramentas completas para educadores, com atividades que vão desde a consciência fonêmica até a escrita cursiva. Tudo alinhado à BNCC, com metodologias inovadoras e materiais interativos que tornam o aprendizado significativo.

Vamos transformar sua sala de aula em um espaço dinâmico e criativo.

 

Descrição

Os planos foram desenvolvidos para proporcionar uma aprendizagem dinâmica, significativa e alinhada às diretrizes da BNCC, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos no domínio da leitura e escrita. A combinação de metodologias práticas e recursos variados torna o aprendizado mais acessível e divertido para todos. Cada plano é detalhado e repleto de atividades interativas e recursos visuais, ajudando os educadores a tornar o aprendizado envolvente e eficaz. Abaixo estão os componentes principais:

Planos com Conceitos Básicos: Para introduzir a consciência fonêmica das Letras H, W e Y mostrando suas características, sons e articulações. Incluem Atividades:

  • Cards Introdutórios: Apresentação dos sons e grafemas das consoantes.
  • Sons e Boquinhas das Consoantes: Explicação visual e prática de como as consoantes são pronunciadas.
  • Onomatopeias: Relacionar sons às imagens para facilitar a memorização  de cada aluno e garantir um avanço consistente.

Planos de Atividades Práticas: Para ampliar a prática do aprendizado das Letras H, W e Y, por meio de atividades que reforçam o reconhecimento, a leitura, a escrita e a articulação.

Pontos Fundamentais contidos os Planos de Aula:

  • COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa: O foco está no desenvolvimento da consciência fonológica, escrita, leitura e articulação, com ênfase na alfabetização inicial e fluência em língua portuguesa.
  • CAMPO: Todos os Campos de Atuação: As atividades promovem aprendizado contextualizado, permitindo que as crianças usem as habilidades desenvolvidas em situações escolares, familiares, comunitárias e culturais.
  • HABILIDADES (alinhadas à BNCC): As atividades são garantidas e o ensino é direcionado, coerente e cumpre os objetivos educacionais estabelecidos nacionalmente, como: Uniformidade na Educação; Foco no Desenvolvimento Integral do Estudante; Facilitação do Trabalho Docente.
  • OBJETO DO CONHECIMENTO (alinhadas à BNCC): Consciência fonológica, reconhecimento e articulação dos sons das consoantes oclusivas, além de sua representação gráfica em diferentes contextos.
  • RECURSOS MATERIAIS: Incluem cards educativos, espelho para observação da articulação, alfabeto de parede, fichas com onomatopeias, textos introdutórios e atividades práticas como recortes, colagem e exercícios de escrita (bastão, cursiva, maiúscula e minúscula).
  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (alinhados à BNCC): Os planos integram atividades interativas que envolvem apresentação de sons e boquinhas, prática com materiais concretos e estímulo à leitura compartilhada, favorecendo a autonomia e o aprendizado colaborativo.
  • AVALIAÇÃO: Realizada de forma contínua, considerando o progresso da criança na identificação, produção oral, reconhecimento visual e escrita das consoantes oclusivas, além de sua participação nas atividades propostas.
  • OBSERVAÇÃO: Cada plano destaca as particularidades das consoantes oclusivas em estudo, como sons nasais ou diferenças de articulação, para garantir um aprendizado detalhado e eficaz.
  • REFERÊNCIAS: Planos fundamentados em princípios da alfabetização e letramento, alinhados às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com abordagem prática e recursos didáticos testados.

“Educar é transformar sons e letras em ferramentas para a construção do conhecimento!”

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Os Planos de Aula foram desenvolvidos para proporcionar uma aprendizagem dinâmica, significativa e alinhada às diretrizes da BNCC, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos no domínio da leitura e escrita. A combinação de metodologias práticas e recursos variados torna o aprendizado mais acessível e divertido para todos.

“Educar é transformar sons e letras em ferramentas para a construção do conhecimento!”

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